terça-feira, 21 de agosto de 2012

Governo do Estado garante apoio à Parada LGBT de Belém

Comissão Organizadora da Parada e Secretário Acreano Brasil  Júnior
Foto: Maria Cristina

Por Keila Rodrigues
Pará Diversidade


A comissão organizadora da Parada do Orgulho LGBT de Belém reuniu-se no dia 21 de março com o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Acreano Brasil Júnior, para apresentar o projeto da 11ª edição do evento que, este ano, abordará temática voltada para a educação política dos eleitores LGBT.

Além do secretário, participaram da reunião representantes do Grupo Homossexual do Pará (GHP), do Comitê Arte Pela Vida, o advogado Diogo Monteiro e as ativistas Bárbara Pastana e Millena Wanzeller.

O tema central do encontro foi o pedido de apoio tanto para a execução da passeata quanto para a realização dos eventos educativos, esportivos, políticos, culturais e de saúde, que devem acontecer no decorrer de setembro, antecedendo a marcha.

Outro ponto abordado no encontro foi a importância de um evento dessa proporção como forma de promover a cidadania LGBT, bem como combater a homofobia por meio da educação.

Nesse sentido, Beto Paes, membro do GHP, falou sobre a história do evento e sobre todas as conquistas  impulsionadas por meio dele, entre as quais se destacam a aprovação de uma lei que pune a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, a criação do Dia do Respeito Gay, a implementação da Coordenadoria de Proteção à Livre Orientação Sexual (Clos), entre outras.

De acordo com o secretário, o Governo disponibilizará apoio para a realização da Parada, além de colocar-se como interlocutor da organização do evento junto a outros órgãos públicos, para que todas as ações do “Mês da Diversidade” aconteçam de forma integrada. Dessa forma, mais pessoas serão contempladas com a programação, que acontecerá tanto na área central da cidade quanto em algumas comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.

Parada

Neste ano, a Parada acontece no dia 30 de setembro, com a saída prevista para as 15h, partindo da Av. Doca de Souza Franco até a Av. Presidente Vargas. Após a caminhada, atrações culturais devem apresentar-se no Palco da Praça Waldemar Henrique.

Leia mais sobre o evento aqui.

Com informações de Maria Cristina (Comitê Arte Pela Vida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário