quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Parada do Orgulho LGBT de Belém será realizada neste domingo (30)

Parada do Orgulho LGBT de 2011
Evento deve reunir 800 mil pessoas.
Participantes se concentrarão a partir do 12h, na Doca.

A 11ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Belém, ocorrerá no próximo domingo (30), com o tema: "Nesta eleição, educação e cidadania serão as nossas armas contra a homofobia”. Os participantes irão se concentrar, a partir do 12h, na avenida Visconde de Souza Franco, com saída às 14h rumo ao Bar do Parque.

A caminhada partirá da Doca, na esquina com a Rua Boaventura, seguindo pela avenida Marechal Hermes até a Praça da República, aonde será finalizada. A chegada está prevista para as 18h. Após o término da manifestação, os brincantes poderão conferir na Praça Waldemar Henrique, a apresentação de bandas e drag queens, além do show da cantora de Melody, Viviane Batidão. Uma atração surpresa fará o encerramento da programação.

De acordo com a organização do evento, cerca de 800 mil pessoas devem participar da Parada, que este ano, além do caráter cultural, adotará um posicionamento mais político. “Precisamos politizar a nossa parada. O caráter político não se perde com o clima de festa, ela também é instrumento para dar visibilidade às nossas lutas e aos nossos direitos ainda não conquistados. Por isso, convidados todos a levarem cartazes com frases de cunho político, indenitário, artístico ou emocional”, comenta Beto Paes, membro do Grupo Homossexual do Pará. Clique aqui para visualizar disponíveis algumas sugestões de frases.

Haverá ainda a distribuição de 40 mil preservativos, além do repasse de informações sobre a prevenção de AIDS, hepatites virais e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.

As pessoas interessadas em participar da Parada como voluntárias podem se inscrever pelo telefone 8141-9047.

Segurança
A organização pede que os participantes levem apenas a quantia de dinheiro necessária e evitem levar objetos de valor (joias, celular, câmera, relógio). “Leve apenas uma cópia autenticada do documento de identidade e, se possível, vá de táxi ou ônibus. É importante, também, não ir sozinho e não ficar próximo de aglutinações”, recomenda Eduardo Benigno, membro da organização.

A 11ª Parada LGBT de Belém é organizada pelo Grupo Homossexual do Pará (GHP), Pará Diversidade e Comitê Arte pela Vida, com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Coordenação Municipal de DST/AIDS, Governo do Estado do Pará, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Instituto de Artes do Pará (IAP), Fundação de Telecomunicações do Estado do Pará (Funtelpa), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Governo Federal, Ministério da Saúde, Departamento Nacional de DST/AIDS e hepatiotes virais, e PNUD.

Serviço
11ª Parada do Orgulho LGBT de Belém
Data: 30 de setembro (domingo)
Local: Av. Visconde de Souza Franco – Doca
Horário: 12h (concentração) e 14h (início)

Nenhum comentário:

Postar um comentário